quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Instrumento de PVC" de SnubbyJ é sucesso



Vamos lá. O YouTuber americano "SnubbyJ" fez um instrumento de PVC baseado em intruções do Google, pesquisando coisas tipo "PVC Instrument Instructions". O vídeo de sua apresentação num concurso de talentos tá bombando na internet, no youtube e em outros sites. Note-se que é um instrumento acústico. É como um vibrafone de cano, chamado apenas "PVC Instrument" (se eu fosse ele daria um nome e patenteava). Ele apenas sistematizou e tornou prática a idéia que ficou famosa pelo Blue Man Group, de usar canos de PVC para música afinada. Foto do instrumento:


A técnica é como a de percussão temperada comum, lembra também a bateria, porém faz uso de 'raquetes' para percutir o ar que há dentro dos canos. O timbre lembra o Didgeridoo devido ao ar que é percutido dentro dos canos. Equilíbrio perfeito entre melodia e percussividade. Quase 3 oitavas, A2-E4. O poder de sustentação é pequeno. Talvez o mesmo mecanismo aperfeiçoado fazendo uso de outros metais como madeira e papelão seria muito mais ressoante.

O menino recém-famoso terá uma longa jornada aperfeiçoando sua musicalidade, construindo frases, dominando seus acentos e pulsações, assim como se exibindo por aí. Falo por experiência própria, a gente cresce muito ao experimentar e dar a cara a tapa por novos sons e novos instrumentos.

Embora a moda "utilitarista" não seja recente, eu acho muito atual e importante usar elementos não-musicais para fazer música, a começar pelos materiais, como ele fez com os canos. Tem uma ferramenta (ou objeto sonoro?) que, pelo mesmo pensamento utilitarista e experimental, virou um instrumento melódico belíssimo há séculos, e me seduz loucamente. É o serrote musical, que consiste em passar arco de violino no lado sem dentes de um serrote comum:


Nenhum comentário: